Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Vítor Areias
No ASSINATURA, sente-se que o chef está em grande forma.
Depois de saudar os clientes com um tremoço esferificado, um ovo verde desconstruído – na verdade, um ovo de codorniz cozido a baixa temperatura e servido, com a gema líquida, sobre uma base de piso de poejo – e, ainda, uma língua de bacalhau com molho pil pil…
Amuse-Bouche
… Vítor Areias começa o menu de degustação com uma entrada fabulosa: queijo de cabra fumado e trabalhado com feijão branco (!), cerejas frescas carnudas e saborosas – que no final o chef confidenciou serem biológicas – e um conjunto interminável de ervas aromáticas (muito intensas e igualmente biológicas) que transportam o prato para outra dimensão: aneto, levístico, flor de coentros, poejo, hortelã-da-ribeira, tomilho-limão, calêndula…
… sendo tudo ligado por um maravilhoso sumo de cerejas frescas, servido já na mesa à temperatura ambiente!
E acompanhado pelo branco Terras de São Miguel 2011, do Dão.
Entrada
Para prato de peixe, Vítor Areias preparou um delicioso lombo de tamboril no ponto certo, com pimentão doce caseiro trabalhado no ASSINATURA, uma saborosa caldeirada de bivalves feita com berbigão e amêijoa, ervilhas-de-quebrar ‘al dente’ e rebentos também de ervilha.
Acompanhado pelo branco alentejano Herdade Perdigão Reserva de 2011, 100% Antão Vaz.
Prato de peixe
Nesta noite, o prato de carne do menu de degustação de Vítor Areias foi uma maravilhosa pá de cordeiro de leite com um jus caseiro de pimentão, feito com os próprios ossos do cordeiro, e ainda salsifis glaceado… e crocante!
Harmonizado com o Quinta das Camélias Touriga Nacional 2009, do Dão.
E curiosamente a fazer lembrar a óptima pá de borrego que Vítor Areias apresentou em 2012 quando na altura o seu ‘supper club’ CONFIDENTIAL KITCHEN visitou o ASSINATURA…!
Prato de carne
Antes da sobremesa, Vítor Areiras apostou num contraste de sabores, temperaturas e texturas: um shot de granizado de hortelã… com uma espuma quente de limão por cima!
Limpa palato
Já a sobremesa, disponível igualmente à carta, foi um pudim abade de Priscos de grande impacto visual, servido numa deliciosa calda de vinho do Porto e citrinos, com amêndoas e coberto com… bolhas de sabão de vinho do Porto!
Harmonizada com a acidez e frescura de um Madeira, o Alvada Blandy’s 5 Anos, blend de Bual e Malvasia.
Sobremesa, com as bolhas de sabão de vinho do Porto a irem rebentando progressivamente!
Liderado por Nuno Alves, que foi também o responsável pelas harmonizações vínicas, o serviço de sala esteve impecável, sempre muito atento e explicando todos os pratos ao pormenor.
Tendo sido um grande jantar!
Prestes a fazer quatro anos de idade, o renovado ASSINATURA, agora com Vítor Areias a comandar a cozinha, é um restaurante com uma equipa muito motivada e que respira confiança!
Fotografias: Marta Felino
ASSINATURA | Rua do Vale de Pereiro, 19, Lisboa, Portugal | Chef Vítor Areias
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.