A Michelin acaba de divulgar oficialmente a capa do Guia Michelin Espanha & Portugal para 2020.
Ou, mais corretamente, a capa de “La Guía Michelin España & Portugal”.
Uma capa outra vez… em castelhano!
Naturalmente que – sendo embora uma repetida falta de consideração para com os portugueses – a capa não é o mais importante. O que conta é o conteúdo, que será anunciado dia 20, em Sevilha.
Porém, pelo que já se vê da capa, parece que a marca francesa irá continuar a servir aos portugueses um guia espanhol, feito a partir de Madrid.
Pergunta provocadora: Quantos guias são vendidos de facto em Espanha e em Portugal? Será que a desproporção não será ainda maior? Teríamos entre nós consumidores para adquirir guias suficientes que justificassem uma edição apenas portuguesa?
A venda de guias em papel será certamente residual – a informação mais significativa está toda on-line.
E não estou a dizer que a edição tenha que ser exclusivamente portuguesa. Para captar turistas espanhóis, por exemplo, até pode haver vantagem em que seja conjunta.
De qualquer forma, a Michelin é que sabe os guias que quer fazer!
Agora, se decide fazer um guia “Espanha & Portugal” para o mercado português, o mínimo é que não o escreva só em espanhol – começando desde logo pela capa.
Porém, o grave desta história da capa é que a Michelin, ao apresentar-nos uma capa como esta, em que desconsidera os portugueses, também já nos está a dizer o modo como fez o próprio conteúdo do guia!