Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Já em 2021, no Dia de Reis, Chocolatier Francisco Siopa e o seu novo Bolo-Rei “The Chocolate by Penha Longa”
A ligação do Bolo-Rei ao chocolate não é novidade para Francisco Siopa, que, há já uns anos, então na sua loja “SIOPA Chocolatier” de Cascais, tinha lançado um original e criativo “Bolo-Rei de Cacau” – conforme o Mesa do Chef contou aqui, a seguir ao Natal de 2016.
Ora, foi exatamente a partir dessa sua antiga receita que, para a mais recente quadra natalícia, o agora Chefe Executivo de Pastelaria do Penha Longa Resort, em Sintra, desenvolveu um novo Bolo-Rei.
Desta vez, utilizando o chocolate artesanal premium exclusivo do resort.
Cuja marca se chama precisamente “The Chocolate by Penha Longa”.
E acabou por dar o nome à nova criação:
– Bolo-Rei “The Chocolate by Penha Longa”!
Um bolo que, conforme já sucedia com o de Cascais, junta ao sabor do cacau o melhor do Bolo-Rei e do Bolo-Rainha.
Com efeito, tal como o Bolo-Rainha tradicional, não tem frutas cristalizadas.
Surgindo em grande destaque os habituais frutos secos, nomeadamente, amêndoas, nozes e avelãs, aos quais são ainda adicionadas luxuosas nozes-pecãs.
Porém, Siopa mantém igualmente na Penha Longa a tradição – que também seguiu em Cascais – de o Bolo-Rei ter fruta.
Outra fruta que não apenas os frutos secos.
Tendo, pois, Siopa optado, em especial, por uns suculentos damascos caramelizados, bagas goji, sultanas e arandos, previamente marinados numa deliciosa calda de Grand Marnier, rum da Madeira e licor de chocolate Mozart.
Depois, também a massa continua a ser especial e única.
Trabalhada com leveduras selvagens.
Extremamente rica.
Levando imensos ovos e manteiga.
E incluindo, em partes iguais, farinha e o tal “The Chocolate by Penha Longa” exclusivo do resort.
Sendo amassada com leite – não leva água.
Destaque, ainda, para a novidade de Francisco Siopa também utilizar a própria polpa – branca – do cacau, o que vem dar mais acidez ao conjunto e leva o Chocolatier a reduzir a quantidade de vinagre balsâmico português da receita de Cascais.
Igualmente nova é a inclusão de malte, em vez do mel da versão anterior.
O que se mantém é a regra de ouro de Siopa de não recorrer a açúcar processado.
Efetivamente, toda a doçura deste bolo vem apenas do chocolate, do malte e das bebidas alcoólicas utilizadas!
Quanto à cobertura, ou seja, quanto à decoração exterior do bolo, notam-se grandes diferenças.
Este da Penha Longa está mais exuberante, mais luxuriante!
Continua sem as típicas frutas cristalizadas, claro.
Continua a ter frutos secos e grué de cacau – ou seja, nibs – tudo elementos que dão imenso sabor e uma agradável textura crocante.
E continua a ser luxuosamente decorado com ouro, em pó e em folha!
Porém, agora surge muito mais rico e colorido!
Merecendo especial destaque os deliciosos alperces.
E também, aqui e ali, uns saborosíssimos cremosos de chocolate, que evidenciam a enorme qualidade da marca exclusiva da Penha Longa!
Um bolo único, algures entre o Bolo-Rei, o Bolo-Rainha e o Bolo de Chocolate
O resultado é – mais uma vez – um extraordinário bolo de alta pastelaria!
Leve, elegante e requintado.
Extremamente fresco e saboroso.
Bastante complexo e original.
Único mesmo!
E ainda mais deslumbrante do que o de Cascais.
Sendo uma criação algures entre o Bolo-Rei, o Bolo-Rainha e o Bolo de Chocolate!
Que continua a ligar maravilhosamente com Vinho do Porto.
Seja Ruby ou Tawny.
Tendo sido mais um notável êxito de Francisco Siopa e da equipa de pastelaria do resort!
De facto, o sucesso do Bolo-Rei “The Chocolate by Penha Longa” foi tão grande que já está a ser pensado o alargamento do período em que irá estar novamente disponível antes do Natal de 2021.
Bem como existe a vontade de replicar este bem-sucedido modelo de fazer versões “The Chocolate by Penha Longa” de bolos tradicionais... noutras épocas do ano... e com outros bolos festivos!
Bolo-Rei “The Chocolate by Penha Longa”
Ver também:
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.