Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Francisco Magalhães
No APICIUS, agora a viagem gastronómica é ainda mais estimulante: só há menus de degustação – de 3 e 5 pratos!
E um extra imprescindível!
Mas tudo começou com uma surpresa. A seguir ao pão com manteiga de coentros, o que chegou à mesa foi uma experiência que Francisco Magalhães tinha andado a testar nessa noite. Carapau avinagrado ligeiramente curado em sal, uma generosa nuvem de foie gras ralado à la David Chang (nos tempos do antigo MOMOFUKU KO) e ainda rabanetes, para puxar pelo sabor. Três ingredientes, um grande momento! Muito bom!
O primeiro prato do menu de degustação foi de vieiras – diferentes das que tínhamos provado na última vez – com um excelente puré de couve-flor caramelizada, cebolinhas também caramelizadas e a sempre fabulosa manteiga ‘noisette’! Viciante!
A seguir, frango – o qual é primeiro cozido e a seguir frito na pele, para ficar crocante e ganhar igualmente um ligeiro sabor a churrasco. Tendo por cima o sabor e a textura (!) da couve-flor. E ainda a frescura do manjericão.
Depois, pedido como suplemento extra do menu de degustação, o cada vez mais imprescindível ‘prego de foie gras em pão ao vapor com pepino fermentado’ para comer à mão, inspirado nos ‘pork belly buns’ de David Chang no MOMOFUKU e que já se tornou um clássico do APICIUS.
Por fim, uma sobremesa surpreendentemente leve e pouco doce – bolo de cacau, chocolate cristalizado mergulhado em vinagre balsâmico e passas de Vinho do Porto, sob um gelado de flor de sal!
Com o café, chegaram ainda umas saborosas bolachas de canela e xarope de ácer, feitas no restaurante.
Tendo sido mais um excelente jantar no APICIUS…!
Fotografias: Marta Felino
APICIUS | Rua da Cruz dos Poiais, 89, São Bento, Lisboa, Portugal | Chefs Francisco Magalhães e Joana Xardoné
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.