Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Ravasqueira Espumante Grande Reserva Rosé Brut Nature 2012
O mapa dos grandes espumantes portugueses tem mais uma paragem obrigatória: o Monte da Ravasqueira, em Arraiolos.
Daí que, para este lançamento tão especial, o design da garrafa e da respetiva caixa seja uma homenagem da família de José de Mello ao mais famoso símbolo da vila alentejana – o Tapete de Arraiolos.
Com a assinatura da equipa de viticultura e enologia do Monte da Ravasqueira, liderada por Pedro Pereira Gonçalves e que também integra Vasco Rosa Santos, é um espumante feito exclusivamente a partir de uvas da casta tinta Alfrocheiro, da colheita de 2012, selecionadas e vindimadas à mão e cacho-a-cacho, de modo a apenas serem colhidas aquelas que se enquadravam no perfil fresco pretendido para o vinho.
Ora, para além dessa sua acidez natural (que a torna uma casta muito apreciada no sul) e do trabalho na vinha que acentua essa dimensão, a variedade Alfrocheiro é também muito importante pelo seu perfil neutro, que leva aliás a que seja muitas vezes utilizada como base para a produção dos espumantes, embora aqui essa neutralidade tenha sido um objetivo assumido desde o início.
Sendo este Ravasqueira um ‘Grande Reserva’, ou seja, estagiou em garrafa sobre borras durante mais de 36 meses, o que depois se reflete na sua enorme cremosidade.
E é um ‘Brut Nature’, o mesmo é dizer que após o dégorgement não foi adicionado qualquer açúcar, de modo a acentuar esse seu lado fresco e ácido.
Resultando um espumante que, com a sua elegância e cremosidade, tem capacidade para ser apreciado por si só.
Mas que também funciona muito bem com comida, tendo uma acidez e uma estrutura que lhe permite inclusivamente acompanhar com sucesso carnes vermelhas.
Ou seja, como Pedro Pereira Gonçalves gosta de enfatizar, é um espumante que reflete o terroir da Ravasqueira e o seu ‘clima frio em região quente’.
E representa a essência dos vinhos do Monte da Ravasqueira: elevada qualidade e imensa frescura.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.