Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
No último piso do Sheraton Lisboa, em plena sala do PANORAMA, Miguel Paulino…
… e as cerejas do Fundão
Os jantares temáticos são sempre estimulantes!
Conferem liberdade ao chefe para sair da rotina do dia-a-dia e criar uma refeição inesperada e surpreendente, em que o fio condutor é o produto escolhido.
E permitem-nos desfrutar de um único ingrediente trabalhado de múltiplas formas.
Como sucedeu agora com Miguel Paulino!
Com efeito, no âmbito da Rota Gastronómica da Cereja do Fundão, o chefe do PANORAMA apresentou, no restaurante do último piso do Sheraton Lisboa, um criativo menu temático dedicado exclusivamente a este produto de excelência!
Crocante de cereja do Fundão e iogurte aromatizado com cardamomo | A abrir o jantar, sabores lácteos e a sumarenta frescura do mais famoso fruto do Fundão numa textura estaladiça!
Ostra, neve de cereja do Fundão e coco, salada de aipo e água de ostra | Excelente, a ligação entre a ostra e a cereja! Um prato tão guloso que, no final, dá vontade de beber até à última gota aquele caldo de fruta e mar!
Leite creme de foie gras, com puré de cereja do Fundão e jus de coentros | Grande momento de Miguel Paulino, que, num delicioso exercício de contenção – três sabores no prato mais a textura crocante do pistácio – confirma a enorme versatilidade e aptidão gastronómica da cereja! A qual funcionou muito bem com a gordura sedosa do foie gras... e com a frescura dos coentros!
Supremo de pato com beterraba, cerejas do Fundão assadas no carvão, pele de cavala estaladiça e jus de rosas | Extremamente interessante o contraste entre o empratamento minimalista e a complexidade do prato – em especial, das carnudas cerejas, que foram grelhadas no carvão, tinham um jus de rosas e às quais Miguel Paulino ainda teve a bem-sucedida ousadia de juntar o sabor a peixe assado da pele da cavala bastante crocante! Muito bom também o jus de mel servido na mesa!
Cereja do Fundão fumada com sorbet de maçã e fermento | No limpa-palato, Miguel Paulino voltou a arriscar, tendo apresentado as cerejas com um agradável toque fumado.
Mousse de cereja do Fundão com gelado de cerefólio e mel | Mais uma provocação de Miguel Paulino! Com efeito, à primeira vista, o prato não tem cerejas! Mas é apenas falso alarme, pois a saborosa mousse de cereja está escondida… dentro do cilindro de chocolate!
Cerejas do Fundão | O princípio, o meio e o fim deste estimulante jantar. Sempre muito carnudas e saborosas!
Vinhos do Fundão | Para um jantar de cerejas do Fundão, o vinho do Fundão! Primeiro, um branco, o fresco Alpedrinha Reserva de 2015 da Adega Cooperativa do Fundão, feito a partir de Síria, Fonte Cal e Arinto, com estágio em madeira. E depois o Colheita Seleccionada tinto de 2014 da Quinta dos Currais, um lote de Tinta Roriz (40%), Touriga Nacional (35%), Castelão (15%) e Rufete (10%) que estagiou 8 meses em barrica e foi servido decantado, sobressaindo as notas de… cereja! E sendo ambos D.O.C. Beira Interior.
Ver também:
Sheraton Lisboa Hotel & Spa, Rua Latino Coelho, 1, Lisboa, Portugal
Chef Miguel Paulino
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.