Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Tiago Feio e o puré de salicórnia
Quando aceitou o desafio de fazer o pop-up de verão num apartamento, aumentando ainda mais a já elevada proximidade que tinha com os clientes no restaurante, Tiago Feio resolveu arriscar.
E, em vez de se limitar a repetir os pratos que já fazia no LEOPOLD, decidiu antes utilizar a experiência como um laboratório para testar sem rede as novas ideias e soluções que tem vindo a desenvolver!
Ora, no âmbito deste processo criativo em permanente construção, o seu primeiro snack partiu da ideia de ter um momento apenas com dois toques de mar e um apontamento floral.
Na base, um fabuloso puré de salicórnia! Em que a planta halófita é trabalhada somente com azeite, antes de ser triturada! Naturalmente salgado, expressa de forma extremamente intensa todo o sabor puro, límpido, salino, da salicórnia!
Tendo depois Tiago Feio conjugado esse puré de salicórnia com uma alga. Dando, aliás, seguimento ao seu interesse e fascínio pelas algas marinhas, muito presentes nos últimos tempos do LEOPOLD e que inclusivamente foram o tema da sua apresentação na edição deste ano do Peixe em Lisboa. Tendo Tiago Feio optado por uma variedade encarnada e de sabor intenso, a alga dulse.
E no fim, por cima, apenas a doçura crocante de um pouco de pólen.
Um prato brutal!
Esperemos que passe para o novo LEOPOLD do Palácio Belmonte!
Puré de salicórnia
Alga dulse
Pólen
Puré de salicórnia com alga dulse e pólen
(continua)
Ver também:
LEOPOLD & BOI-CAVALO, jantar a quatro mãos num apartamento na Baixa de Lisboa
Fotografias: Raul Lufinha e Marta Felino
LEOPOLD | Pop-up Baixa House, Lisboa, Portugal | Chef Tiago Feio
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.