Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Em Portugal janta-se tarde – jantar cedo é para turista.
Mas nos restaurantes com espaço ao ar livre e vista desafogada, nomeadamente nos do Algarve e no Verão, o segredo para se desfrutar de uma experiência mais completa e enriquecedora é ir jantar ainda com luz natural, de modo a poder observar-se à mesa o contraste entre o vagaroso pôr-do-sol e a subsequente escuridão da noite.
Ora, um desses locais que justifica uma antecipação do início da refeição é a varanda do restaurante homónimo do chef Henrique Leis, na parte alta de Almancil e com vista para o mar.
Pode escolher-se à carta, mas o menu de 4 pratos é a solução mais equilibrada: entrada, peixe, carne, sobremesa.
Escolhas feitas, veio o pão, mais a manteiga e um saboroso patê de aves:
E a seguir um aperitivo: creme de cogumelos, acompanhado do já clássico (e excepcional) macaron de beterraba com mousse de foie gras e ainda de duas bolinhas, uma de bacalhau (na verdade, um pastel de bacalhau mas com uma textura muito suave e aveludada) e outra de porco com glacé de ervas:
A entrada foi Ovo “à la Coque” com Caviar Fumado Imperial:
O prato de peixe, Lagosta de Sagres com Citrinos “à la Antiboise”. Com um crocante de tinta de choco para fazer lembrar uma rede de pesca:
E o prato de carne, Lombo de Novilho Angus com um Gel de Risotto com Trufa:
A sobremesa do menu era um Panaché (ou seja, uma mistura) de Sobremesas, que incluía nomeadamente crepe de banana, charlotte de maçã, morangos biológicos confitados, 3 crumbles de especiarias, 2 framboesas biológicas, figo confitado e gelado de morango com framboesa:
Contudo, a pedido da mesa, o chef Henrique Leis aceitou trocar um dos panachés por uma das suas mais emblemáticas sobremesas, que actualmente se chama “Paleta Para os Amantes de Puro Chocolate” (ou não fosse o chef também pintor) mas que no passado já teve designações como “Extravagância de Chocolates”, “Abondance Gourmande” ou “Variações de Chocolates”. Continua a ter tanta procura que o chef não a consegue tirar da carta – e então o que vai alterando é apenas o nome... E ainda bem – é chocolate trabalhado de 9 formas diferentes! Absolutamente divinal:
Finalmente vieram as mignardises – telhas, macarons com suspiro e trufas de chocolate:
Fotografias: MFR
Tendo o menu sido acompanhado pelo fresco Soalheiro Primeiras Vinhas 2011.
Com 1 * Michelin desde o ano 2000, o chef brasileiro Henrique Leis continua em grande forma.
HENRIQUE LEIS | Vale Formoso, Almancil, Portugal | Chef Henrique Leis
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.