Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Um dos desafios mais interessantes do chef Henrique Mouro são os jantares temáticos do ASSINATURA dedicados a um único produto, em que é possível ter o mesmo ingrediente em todos os pratos mas trabalhado de forma diferente.
Ora, no início de Agosto o jantar temático do ASSINATURA voltou a ser de monoproduto, tendo a escolha do chef recaído no tomate, que nesta época do ano está no auge da sua qualidade, em textura e sabor. E, para além de as técnicas de confecção terem variado ao longo da refeição, também as espécies de tomate utilizadas foram diferentes de prato para prato.
O jantar iniciou-se com um canelone de beringela recheado de tomate marinado – que estava notável, com um sabor muito intenso a beringela:
Tendo continuado com tomate-chucha gratinado, com caracóis e orégãos:
A seguir, veio tomate-rosa, coberto com ovo escalfado e queijo da ilha de São Jorge. E decorado ainda com pétalas de rosa:
Depois, chegaram lulas fritas, salteadas e grelhadas, com migas de tomate-preto:
O prato de carne foi aba de vitela braseada, acompanhada de uma tomatada muito apurada, feita com tomate-coração-de-boi:
Para sobremesa, chegou a maior surpresa visual da noite: uma versão do cocktail Bloody Mary, mas mais doce e menos picante, que incluía gelado de tomate e um tomate-banana, espetado num palito de açúcar caramelizado:
Finalmente, vieram as mignardises: trufas de chocolate, com pimenta-rosa e flor de sal... recheadas com um tomate-cherry inteiro, que explodia na boca:
Fotografias: MFR
Mais um grande jantar temático. E uma grande homenagem a um fruto muito rico e saboroso.
ASSINATURA | Rua do Vale Pereiro, 19, Lisboa, Portugal | Chef Henrique Mouro
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.