Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Casal de cozinheiros donos do UMAI, Anna Lins conta que a grande paixão de Paulo Morais para acompanhar sushi é o Quinta de Camarate branco doce, um vinho de quinta da Península de Setúbal produzido e engarrafado pela José Maria da Fonseca a partir das castas Alvarinho e Loureiro:
“Quando andava a tentar acertar com um vinho que fosse ideal para acompanhar sushi, [Paulo Morais] provou o Quinta de Camarate branco doce e não quis mais nada, tanto para sushi como para quase tudo o que come!”
Aparentemente, pode causar estranheza um vinho mais doce do que seco para acompanhar sushi.
Contudo, o Quinta de Camarate branco doce 2011 não é um vinho muito doce – o que o torna aliás bastante versátil, porquanto, para além de acompanhar sushi, pode servir de aperitivo ou acompanhar sobremesas, nomeadamente doces de ovos.
Por outro lado, convém ter em conta que o sabor doce não é um sabor estranho ao sushi, uma vez que o arroz é preparado com vinagre açucarado.
E importa também não esquecer que o sushi deverá ser acompanhado por gengibre e wasabi, com os quais um vinho de elevada acidez irá colidir.
Daí que o ideal para o sushi sejam vinhos relativamente leves e de baixo teor alcoólico, com alguma acidez e açúcar residual. De que este Quinta de Camarate branco seco 2011, do enólogo Domingos Soares Franco, é um belo exemplo.
UMAI | Rua da Cruz dos Poiais, 89, Lisboa, Portugal | Chef Paulo Morais
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.