Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O anonimato da crítica gastronómica continua a perder terreno.
Está cada vez mais confinado a uma estratégia de marketing para tentar convencer o consumidor da independência e isenção das opiniões que apresenta – mas para os estabelecimentos visitados de pouco vale, dado que os restaurantes verdadeiramente importantes conhecem perfeitamente os críticos cuja opinião releva...
De tal forma que a mais recente figura a sair da clandestinidade foi Adam Platt, um dos proeminentes críticos gastronómicos da cidade de Nova York.
Desta vez o seu habitual guia na revista “New York” com as sugestões de restaurantes para o ano que começa surge com o próprio crítico… na capa!
Sendo tal ainda mais relevante porquanto Adam Platt, apesar da já longa carreira, nunca tinha divulgado uma fotografia sua.
Mas não é só nos EUA – por cá, os críticos também estão a deixar para trás o perfil de agentes secretos que saem em missões de espionagem ao almoço e ao jantar.
Já há quem assine as suas colunas com uma fotografia.
E este ano até a eleição dos melhores do ano para o blog Mesa Marcada vai ter uma novidade: Duarte Calvão e Miguel Pires, duas referências da crítica gastronómica nacional, para além de organizarem a tradicional votação por pessoas ligadas ao meio, estão também a preparar uma cerimónia de anúncio dos resultados e entrega dos prémios aos 10 Restaurantes e Chefes Preferidos de 2013…!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.