Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
"7 Colinas"
"Calçada Portuguesa", "Pedra da Calçada", "Pedra da Calçada", "Outono"
"Pedra da Calçada", "Folhas Caídas", "Coração de Areia", "Meia Dúzia"
"Rebentação", "Iogurte", "Pedra da Calçada", "Tela"
"Prato de Pano", "Lingueirão", "Osso com Tutano", "Folhas do Largo de S. Carlos"
Para José Avillez, «o mais importante é o sabor».
Mas o chef não descura a forma, dedicando-lhe um dos mandamentos da sua cozinha: «Procuram-se novas “embalagens” e novas formas de servir».
Daí a importância das peças de cerâmica originais, únicas mesmo, que a ceramista Cátia Pessoa e o chef José Avillez têm vindo a desenvolver em conjunto para o BELCANTO.
«Neste projecto não existe fronteira definida entre o trabalho de José Avillez como chef e o de Cátia Pessoa como ceramista. Pensadas como um todo, as formas intervêm na maneira como as pessoas vêem e degustam o prato, quebrando a barreira entre contentor e conteúdo.»
Havendo inclusivamente o caso de criações gastronómicas que já se tornaram indissociáveis da loiça em que são servidas – pense-se na “Rebentação”, com os sabores do mar apresentados numa onda a rebentar.
A grande novidade é Cátia Pessoa e José Avillez reunirem numa exposição os principais trabalhos resultantes da sua parceria, na qual também é possível comprar as peças, algumas só por encomenda.
Chama-se “ALIMENTA-ME”, está integrada na ExperimentaDesign e ainda poderá ser visitada nos dias 13 e 14 de Dezembro, das 14h às 19h, no atelier Caulino Ceramics, Rua de São Mamede ao Caldas, 28, em Lisboa.
Tendo o aliciante adicional de se poder conversar com a artista e assistir ao trabalho de Cátia Pessoa ao vivo.
Cátia Pessoa
… a trabalhar no seu atelier
Work in progress
Fotografias: Marta Felino / Flash Food
BELCANTO | Largo de São Carlos, 10, Lisboa, Portugal | Chef José Avillez
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.