Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Chef Gonçalo Soares
É uma pergunta recorrente: com bacalhau, branco ou tinto?
Com qualquer peixe, em regra (que tem muitas excepções...) ficaria melhor um vinho branco.
Mas o sabor salgado, carnudo e fibroso do bacalhau pediria antes um tinto.
De modo que a melhor resposta seria o sempre clássico “depende” – depende do branco, depende do tinto e depende também da receita do bacalhau.
Mas há uma outra resposta possível: “ambos”… e em espumante!
"Bacalhau, Polvo e Peixe do Mar"
Foi precisamente essa a proposta das Caves São João no almoço de homenagem à figura de Luiz Costa (1928-2012) e de apresentação do espumante que tem o seu nome: harmonizar com o novo espumante Luiz Costa o sabor denso do bacalhau, bem como o do polvo e o do peixe fresco do dia – todos preparados pelo chef Gonçalo, do restaurante MAGNUN'S & CO.
Espumante Luiz Costa Pinot Noir & Chardonnay 2010 Bruto Natural
Tendo a aposta resultado em pleno: este espumante cor de palha pálida, feito – como Luiz Costa tanto apreciava – à moda de Champagne, fruto de um lote das castas Pinot Noir (tinta) e Chardonnay (branca) cultivadas na sua propriedade bairradina, tem uma grande frescura e elegância, sendo cremoso e persistente na boca, com capacidade para dar luta a qualquer peixe, incluindo um bom prato de bacalhau.
Ou seja, para acompanhar bacalhau (e peixe) não há apenas brancos e tintos, existindo um sem fim de possibilidades… incluindo um excelente espumante de Pinot Noir e Chardonnay feito na Bairrada pelas Caves São João.
Caves São João | São João da Azenha, Anadia, Portugal
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.