Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Fernando Melo
Um momento marcante do “Encontro com o Vinho e Sabores – Bairrada 2013” foi o jantar vínico dedicado aos “Sabores do Mar” do litoral bairradino, comentado ao vivo pelo crítico gastronómico e especialista em vinhos Fernando Melo.
A.Henriques Edição Especial 70 Anos Grande Reserva Bruto, 2007, Caves da Montanha
As boas vindas foram dadas com o espumante branco A.Henriques Edição Especial 70 Anos Grande Reserva Bruto, das Caves da Montanha, colheita de 2007, que acompanhou ostras frescas da Costa Nova com limão, gambas em molho de alho e fritada de peixe.
Ostra fresca da Costa Nova
Depois, dois clássicos de Gonçalo Soares, chef do MAGNUN'S & CO, restaurante em Oliveira do Bairro cuja especialidade é peixe fresco da costa de Aveiro: arroz de polvo com filetes do mesmo; e ensopado do peixe mais fresco do dia, que foi a garoupa. E ainda a surpresa de uns magníficos lombos de atum rabilho braseado, aos quais o chef, para quem quis, juntou na mesa um pouco de molho de soja.
Nossa Calcário tinto 2011, Filipa Pato
Tendo sido harmonizados com o espumante A.Henriques que já vinha da entrada e acompanhou todos os pratos na perfeição, confirmando a grande versatilidade e perfil gastronómico dos espumantes da Bairrada.
E, bem assim, com um branco (o Campolargo Arinto 2011) e um tinto (o Nossa Calcário 2011, de Filipa Pato) relativamente aos quais, sendo ambos dois vinhos de excelência, Fernando Melo fez a provocadora – porque menos usual – sugestão de se começar antes pelo delicado tinto e depois seguir para o sólido branco… o que resultou magnificamente!
Quinta do Ortigão Reserva Bruto 2010
Para finalizar o jantar vínico dedicado aos sabores do litoral bairradino, a sobremesa foi aletria à moda do chef Gonçalo Soares, conjugada novamente com espumante da Bairrada, agora o Quinta do Ortigão Reserva Bruto 2010.
Gonçalo Soares
E um brinde ao chef – a Bairrada também é peixe!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.