Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Figuras incontornáveis do universo do vinho em Portugal, João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco são o duo do projecto Duorum.
“Duorum”, palavra latina que, apesar de fazer lembrar o nome “Douro”, na verdade significa “de dois” – de dois enólogos, de duas regiões, de duas sub-regiões durienses, de duas altitudes.
O centro do projecto Duorum é a Quinta de Castelo Melhor, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, em pleno Douro Superior.
Construída a partir do zero na margem esquerda do rio Douro, a quinta resulta da reunião de mais de 60 artigos matriciais de terrenos virgens e incultos, que foram adquiridos, transformados numa única propriedade e, a maioria deles, preparados para o cultivo da vinha.
A opção recaiu depois em plantar apenas castas portuguesas – Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, bem como Sousão e Tinta Francisca, para os vinhos tintos; Viosinho, Rabigato, Verdelho e Arinto, para os brancos.
Para além das vinhas próprias da Quinta de Castelo Melhor, o projecto Duorum inclui ainda mais duas vinhas arrendadas.
Lançado em 2007, outra das marcas do projecto é o respeito pela biodiversidade e pelo equilíbrio ambiental, assim como o muito cuidado enquadramento paisagístico.
Junto ao rio, no extremo da quinta, fica ainda o edifício da antiga estação ferroviária de Castelo Melhor, outrora integrada na linha do Douro, que foi desactivada em 1988.
Duorum | Quinta de Castelo Melhor, EN 222, Km 216,18, Vila Nova de Foz Côa, Portugal
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.